Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2014 06:05 Ver em Português See in English Ver en Español
Pesquise na Abraman:
Digite algo
Facebook Linkedin Twitter Youtube
Notícias Comissão de Estudo Especial de Gestão de Ativos se reúne na próxima quarta-feira Encontro será na Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), em São Paulo, e servirá para debater diversos temas, dentre eles as atividades da Comissão e dos GTs

A Comissão de Estudo Especial de Gestão de Ativos (CEE 251), responsável por instalar o documento que normaliza a Gestão de Ativos, sob a coordenação do Presidente da Abraman, João Ricardo Barusso Lafraia, vai se reunir pela terceira vez, conforme o cronograma. O local da reunião será a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), na Rua Casa do Ator, n° 1155, 3º andar, sala Casa Branca, na Vila Olímpica, em São Paulo.

Os assuntos previstos na pauta são o treinamento para uso do livelink; aprovação da Ata da segunda reunião; atividades da Comissão e dos Grupos de Trabalho (GTs); entre outros. O destaque do último encontro, realizado no dia 15 de maio, na sede da Abraman, no Rio de Janeiro, foi a apresentação dos resultados da reunião do Comitê Internacional ISO/PC 251 (Asset Management), em Calgary, no Canadá, que teve o Lafraia representando o Brasil.

Os Grupos de Trabalho estão compostos da seguinte maneira: o GT0 é o Grupo de Sistematização ou harmonização das normas elaboradas pela Comissão, e tem os seguintes integrantes: Marisa (relatora), Lafraia, Ítalo, Wantuil e Henriqe; ao GT1 cabe a elaboração da NBR ISO 55000: Wantuil (relator), Lafraia, Bernardo e Ademir; o GT2A é responsável pela preparação da NBR ISO 55001: Henrique (relator), Marcelo, Esmeraldo, Monteiro e Thiago; e por último, o GT2B vai desenvolver a NBR ISO 55002: Ítalo (relator), Marisa, Ricardo, Marcos, Roger, Edson, Adriano, Gilberto, Glycon e Raphael. Cada relator possui a incumbência de agendar as reuniões do grupo para definir as estratégias e plano de trabalho.

Os executivos integrantes da Comissão são representantes das seguintes empresas: Abraman, ABNT, AES Tietê, ArcelorMittal Tubarão, CEMAR, Cemig-GT, Cemig-D, Deloitte, EDP Bandeirante, Elektro, Fundação Gorceix, ICA/ Procobre, Petrobras, ReliaSoft, Siemens, Treetech, WEG, Votorantim Metais, Abradee, Pragma, Chesf, ABCR, Eletronuclear, Copel e ECTEEP. Além do Lafraia, representam a Associação os consultores Ítalo Freitas Filho e Claudio Spanó.

 

Traduções e datas

Durante o encontro realizado em maio, Lafraia reiterou a meta da CEE 251, que é elaborar e publicar as normas NBR ISO 55000, NBR ISO 55001 e NBR ISO 55002 simultaneamente às normas internacionais. O Coordenador apresentou os resultados da reunião do Comitê Internacional ISO/PC 251 (Asset Management), em Calgary, no Canadá. O ISO/PC 251 conta atualmente com 31 países participantes e outros 12 observadores. “Uma das principais responsabilidades da comissão brasileira é ter cuidado com as traduções, para que haja completo entendimento e observância às normas correlatas”, alertou. Os presentes também debateram sobre outros assuntos importantes e definiram alguns prazos, como o de conclusão das normas brasileiras (60 dias após a publicação da versão FDIS das normas ISO), a fim de se alcançar a meta estabelecida de publica-las simultaneamente, ou o mais próximo possível, às normas ISO. Os relatores dos grupos GT1 e GT2A apresentaram seus cronogramas e estratégias de trabalho, ambos com data de finalização prevista para o dia 28 de junho.

As próximas reuniões ocorrerão nos dias 07 de agosto, em São Paulo; 25 de setembro, em Salvador; 27 de novembro, em Belo Horizonte; e 28 de janeiro de 2014, ainda sem local definido.

 

ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o único foro de normalização nacional e, diante da grande demanda, promove reuniões de comissões de estudo com representantes dos temas a serem normalizados, para que possam discutir e estabelecer, por consenso e em nível nacional, regras, diretrizes ou características para suas atividades

A Abraman contribui para o desenvolvimento da Função de Manutenção e Gestão de Ativos, com objetivo de ser reconhecida pelo meio empresarial, acadêmico e por instituições públicas como uma entidade de referência na implementação, promoção, valorização e divulgação de tecnologia para Gestão de Ativos.

Para saber o que a Abraman está fazendo e programando para o resto do ano, clique na seção “Cursos e Eventos”.

 

Por RioPress Assessoria de Imprensa

14 de Junho de 2013

ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 - Edifí­cio Orly - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20020 080 - Telefone: (55) (21) 3231 7000 - Fax: (55) (21) 3231 7002
Desenvolvido por: