Rio de Janeiro, 19 de junho de 2019 12:24 Ver em Português See in English Ver en Español
Pesquise na Abraman:
Digite algo
Facebook Linkedin Twitter Youtube
Cursos e Eventos / Representação Regional Sudeste (MG/ES/RJ)
A Visão de Gestão de Ativos Físicos com Participação da Manutenção

PROGRAMA

Apresentação
As constantes mudanças tecnológicas, a globalização e internacionalização da economia e a competitividade entre mercados, induziram um desenvolvimento sig-nificativo nos processos de gestão e desempenho industriais e de serviços.
Estas se vêm refletidas na implementação de sistemas de gestão de qualidades, melhores processos de manufatura e melhoramento de ínidces de eficiência e pro-dutividade.
A manutenção, em seu alcance, se converte em uma das altarnativas de maior im-portância na busca de melhores resultados na gestão industrial e de serviços.
Como resposta às exigências acima indicadas, este curso tem por missão atualizar aos participantes em estratégias mais atuais de gestão de ativos pela manutenção.
São apresentadas técnicas originais hoje em dia difundidas pela ISO 5500 que fo-ram desenvolvidas por consultores de renome desde o final do século XX até a atu-alidade, algumas das quais receberam novas denominação e que são utilizadas pelo instrutor em auditorias e consultorias em empresas de diversos segmentos.

PÚBLICO ALVO

Dirigido a: Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Inspetores, Programadores e Supervisores de Manutenção e Operação, tanto de empresas de processo (fábricas, centrais etc.), quanto de serviço.

DATA, HORA E LOCAL

DE 29/07 A 31/07 de 2019
DAS 09:00H AS 18:00H
SEDE ABRAMAN - RJ (Av. Marechal Câmara 160 - Grupo 320 Centro - Rio de Janeiro RJ Cep: 20020-080)

Objetivos:

Capacitar, desenvolver e reciclar os participantes nos principais aspectos relacionados com as mudanças de paradigmas relacionados com a função manutenção como uma atividade corporativa e integrada que deve gerar ganhos para as empresas garantindo assim sua sobrevivência perante a competitividade mundial.

Metodologia

Durante o curso são realizados trabalhos de dinâmica de grupo com aplicações práticas através do desenvolvimento de critérios de avaliação da manutenção, complementando a apresentação teórica.

Duração - 24 horas

Instrutor: Lourival Augusto Tavares

Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Federal de Engenharia de Rio de Janeiro, no año1967.

Ex-Presidente do Comitê Panamericano de Engenharia de Manutenção (1993 a 2004).

Durante 23 anos trabalhou em FURNAS - Centrais Elétricas S.A., onde, além de outras atividades foi Supervisor de Manutenção e implantou e coordenou o Controle de Manutenção por Computador em todas as Usinas Hidroelétricas da empresa.

Em ITAIPU Binacionalchefiou a Assessoria Técnica de Apoio, que administrava toda a logística da Superintendência de Operação e Manutenção, dentro de suas responsabilidades, a gestão do Sistema de Informações Técnicas dessa Superintendência.

Publicou (e continua publicando) vários trabalhos em revistas técnicas especializadas sobre Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, além dos livros “Controle de Manutenção por Computador” (1a edição - 1986), “Excelência na Manutenção” (1a. edição - 1996); “Administração Moderna de Manutenção (1a edição em português - 1999; em espanhol - 2000 e em Internet - 2000), “Manutenção Centrada no Negócio” (1a edição em português - 2005 e 1ª edição em espanhol 2007 e 2ª edição revisada e atualizada em 2013) e "Índices Brasileiros de Manutenção - Um benchmarking para o mundo" (2018). Vários de seus trabalhos (e os livros) são usados como referência de temas sobre o assunto por profissionais da área em suas empresas, conforme citação em Seminários e Congressos nacionais e internacionais.

Coordenador Geral e instrutor do Curso de Pós-graduação MBA em Engenharia de Manutenção, promovido pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Reconhecido como “notório saber” em manutenção pela Universidade Federal de Rio de Janeiro e pela Universidade Federal de Paraíba onde fez parte da banca de concessão de um título de doutorado em Engenharia de Manutenção.

Diretor Executivo da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção) no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2016.

Coordenador e Instrutor de vários cursos especializados em Administração, Gestão, Auditoria, Planejamento e Controle de Manutenção, já realizados mais de 1.000 vezes para mais de 20.000 profissionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Laureado como “Amigo da Marinha” por serviços prestados (por mais de 5 anos) nos cursos de especialização em Engenharia de Manutenção para os Oficiais dessa unidade militar.

Nomeado em 2016 "Embaixador Latino-Americano da Manutenção pela Associação Mexicana de Gestão de Ativos.

No mesmo ano recebeu a medalha de prata de "Campeão Olímpico da Manutenção pelo Instituto Peruano de Manutenção.

Há mais de 20 anos, vem participando de diversos Seminários, Mesas Redondas e Congressos de Manutenção nacionais e internacionais onde, além de apresentar trabalhos técnicos e proferir conferências, tem presidido e coordenado sessões solenes de abertura e mesas plenárias.

Consultor autônomo na área de Gestão de Ativos Físicos pela Manutenção para empresas públicas e privadas onde também presta assessoramento na seleção e implementação de Sistemas Informatizados de Gestão de Manutenção já tendo atendido há mais de 200 empresas no Brasil e exterior.

 

Conteúdo Programático

1) GESTÃO DE ATIVOS

  1. Introdução à ISO 55000;
  2. O por que? das mudanças estratégicas na manutenção;
  3. O Ciclo de Vida dos ativos;
  4. O LCC - Custo do ciclo de vida
  5. A Manutenção e o ciclo de vida dos ativos.
  6. Vídeos sobre os  temas;
  7. Exercícios sobre os  temas,

2) GESTÃO DE CUSTOS DOS ATIVOS

  1. Os reflexos da automação industrial na administração das empresas;
  2. As responsabilidades dos níveis de gestão nas fases da vida do ativo;
  3. FEL - Front End Loading
  4. Base de dados para gestão de custos e de atividades;
  5. Custeio e Gestão baseado em atividades (ABC/ABM);
  6. Teoria das restrições (TOC);
  7. Confiabilidade de sistemas associados;
  8. Exercícios sobre os temas.
  9. Vídeo sobre o tema.

3) RETORNO DE INVESTIMENTO (ROI)

  1. Medidas gerais de ROI relativas à manutenção;
  2. Grau de desenvolvimento da manutenção;
  3. LCC x ROI
  4. Exercício sobre o tema.

5) MANUTENÇÃO CENTRADA NO NEGÓCIO

  1. Evolução das técnicas de gestão de manutenção;
  2. Princípios básicos de controle de processo;
  3. Estado da arte na manutenção;
  4. A mudança de enfoque da manutenção;
  5. A quebra de paradigmas;
  6. Exercício sobre o tema.

 

NOTAS:

1)    Todos os tópicos são complementados com exercícios utilizando técnicas de dinâmica de grupo e que servem para avaliar o grau de aprendizagem (avaliação cognitiva).

2)    É recomendável que os participantes que tenham note-books os tragam para o curso, pois além de facilitar o desenvolvimento dos exercícios também irão receber toda a apresentação em cores. É suficiente ter um note-book por grupo sendo considerados 3 a 5 participantes em cada grupo.

3)    Será necessário ter alto-falantes para conectar ao computador do instrutor para a apresentação dos vídeos (que também serão entregues aos participantes que tenham note-book ou que tragam um pen-drive para a cópia).

 

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas através do site da ABRAMAN.

CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO

Não haverá cancelamento de inscrição, podendo, no entanto, ser feita a substituição por outra pessoa, desde que formalmente comunicado com 72 horas do início do curso. A ABRAMAN reserva-se o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido  número mínimo de participantes que o viabilize.

VAGAS

Limitadas, obedecendo-se ao critério de ordem de recebimento de inscrições.

FORMAS DE PAGAMENTO

Pessoa Física:

Boleto bancário à vista: pagamento até 05 dias úteis antes da data de início do curso.

Neste caso a nota fiscal só será enviada após a confirmação do pagamento do boleto.

Cartão de Crédito: Visa, MasterCard, Elo 

Pessoa Jurídica:

À vista: pagamento até 05 dias úteis antes da data de início do curso.

Neste caso a nota fiscal só será enviada após a confirmação do pagamento do boleto.

Cartão de Crédito: Visa, MasterCard, Elo 

Faturado: boleto bancário com vencimento para até 05 dias antes do início do curso e envio da NF mediante recebimento de autorização para faturamento através de documento tipo: PC (Pedido de Compra), OC (Ordem de Compra), e-mail.

 

CERTIFICADO

Será fornecido certificado para o participante que tiver um mínimo de 90% de comparecimento.

 

TRANSPORTE E ESTADIA

As despesas com transporte, estadia e refeições correrão por conta dos participantes e as reservas em hotéis na Cidade de Belo Horizonte deverão ser providenciadas diretamente pelos interessados. 

IMPOSTO DE RENDA

De acordo com a Lei n° 9532,  art. 15°, da Secretaria da Receita Federal,  aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ? ABRAMAN, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.

 

Informações:

Abraman SEDE 

Luana Barros

Tel (21) 3231 7005 

evetos1@abraman.org.br

 

Obs.: A Abraman se reserva o direito de cancelar o evento se não obtiver o número mínimo de inscritos

VALORES

Associado: R$ 1.470,00
Não Associado: R$ 2.100,00

ABRAMAN SEDE
Luana Barros
Fone: (21) 3231-7005
E-mail: eventos1@abraman.org.br
billig nike air max sko
Abraman - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 - Edifí­cio Orly - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20020-080 - Telefones: (55) (21) 3231 7005 / 3231 7006 / 3231 7023
Desenvolvido por: