Rio de Janeiro, 25 de abril de 2017 19:11 Ver em Português See in English Ver en Español
Pesquise na Abraman:
Digite algo
Facebook Linkedin Twitter Youtube
Cursos e Eventos / Representação Regional Sudeste (MG/ES/RJ)
CUSTOS, INVESTIMENTOS, E ORÇAMENTO DA MANUTENÇÃO - 01 e 02 de junho de 2017

PROGRAMA

1. Objetivos do Curso
O clima econômico atual impõe que a Gerência de Custos seja uma atividade crítica para a maioria das companhias e seus gerentes. A sobrevivência de muitas empresas pode depender da habilidade em reduzir seus custos ( inclusive da manutenção ) sem sacrificar sua viabilidade a longo prazo. O ponto importante é que a redução de custos seja alcançada através de métodos comprovados e não em formas reativas de ação. Do ponto de vista do Gerente da Manutenção, é melhor que ele esteja no controle das iniciativas de controle dos custos do que ter que alcançar metas arbitrárias impostas.

Ao final do curso, os participantes serão capazes de:
- Analisar as melhores práticas em controle dos custos de manutenção e a viabilidade de aplicação em suas empresas;
- Identificar os principais KPI`s ( Key Performance Indicators ) de Custos de uma organização de manutenção;
- Aplicar ABC ( Activity-Based-Costing ) como método de análise dos custos dos processos de manutenção, de forma a otimizá-los;
- Aplicar os conceitos de LCC ( Life Cycle Cost ? Custo do Ciclo de Vida ) na análise dos investimentos de manutenção;
- Elaborar e analisar fluxos de caixa para a tomada de decisões como compra ou substituição de equipamentos, ou adquirir equipamentos vs. contratar serviços;
- Analisar as melhores práticas nos processos de elaboração, aprovação, e monitoramento ( indicadores ) de um orçamento de manutenção e a viabilidade de aplicação em suas empresas.

2. EMENTA
Custos - Principais custos de manutenção no Brasil e no Mundo. Custos e a política de prioridades. Custos: efeito e não causa, um conceito importante para as práticas de redução de custos. Um sistema de controle de custos e sua relação com os indicadores operacionais da manutenção. O papel dos softwares de gerência da manutenção (EAM?s ) e módulos de Custos dos ERP?s na otimização dos custos de manutenção. Melhores práticas na redução de custos de Pessoal, Material e Serviços de Terceiros. Como o sistema ABC de custeio permite calcular custos de manutenção com precisão. Como melhorar o desempenho e reduzir custos usando o ABC e ABM. Direcionadores de custos. Centros de Atividades. Comparação entre o sistema ABC e o sistema tradicional. Planejamento e controle de custos. Principais grupos de indicadores dentro de uma organização. O conceito de balanced scorecard e dos KPIs ( Key Performance Indicators ). Os indicadores de Manutenção e o ciclo do PDCA. Principais indicadores de custo da manutenção.

Investimentos
? Análise econômica dos investimentos em Manutenção.
O conceito do Ciclo do Custo de Vida ( LCC ? Life Cycle Cost ). A influência da Confiabilidade e da Manutenção no Custo do Ciclo de Vida. Etapas da abordagem do Custo do Ciclo de Vida e oportunidades e ferramentas de redução do Custo em todo o Ciclo. Custos Operacionais e Custos de Capital. O efeito da depreciação e do Imposto de Renda. Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Análise da Sensibilidade. Determinação da vida útil dos equipamentos. Análise dos fluxos de caixa e financeiros para substituição de equipamentos e para a decisão de comprar equipamentos vs. contratar serviços.

Orçamento
? O orçamento como parte integrante processo de planejamento da manutenção. O orçamento e o Plano Estratégico da Organização de Manutenção. Principais objetivos orçamentários de longo prazo e o ciclo orçamentário anual. Principais componentes de um processo orçamentário bem sucedido. Orçamento de operações e orçamento de investimentos. O processo de desenvolvimento de um plano orçamentário para a manutenção. Monitoramento do orçamento: alguns indicadores comuns de ?benchmarking? de um orçamento de manutenção. Melhores práticas no processo de desenvolvimento e de aprovação de um orçamento.

Exercícios de Custos, Investimentos, e Orçamento de Manutenção; exercícios de KPI?s de Custos de Manutenção, e de Diagnóstico da Manutenção; exercício de Sugestões de Idéias de Otimização de Custos; Simulação Gerencial ( Jogo de Empresas ) otimizando Recursos/Custos de Manutenção


3. METODOLOGIA EMPREGADA
Exposição teórica, exercícios, Simulação, Jogo Gerencial

4 - PÚBLICO ALVO
Gerentes de Manutenção, Engenheiros de Manutenção, Planejadores de Manutenção, Supervisores de Manutenção

DATA, HORA E LOCAL

DE 01/06 A 02/06 de 2017
DAS 08:30H AS 17:30H
SEDE ABRAMAN - RJ (Av. Marechal Câmara 160 - Grupo 320 Centro - Rio de Janeiro RJ Cep: 20020-080)

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Instrutor

Manoel Coelho de Segadas Vianna

Engenheiro Eletricista, 1965,UFRJ. Mestre em Pesquisa Operacional,  Universidade de Stanford, 1971. Trabalhou na PETROBRAS de 1966 a 1995,  ocupando diversos cargos, desde Engenheiro de Manutenção até  Superintendente de Informática e Telecomunicações ( 1990-1995 ). Gerente  de Consultoria da IBM para empresas de petróleo na América Latina ( 1995- 1997 ). Diretor de Energia da ORACLE para a América Latina ( 1998-2000 ).  Superintendente da ONIP ( Organização Nacional da Indústria de Petróleo -  2000 ). Gerente de Informática da PETROS (2000-2003). Consultor de  Indústria para Oil&Gas da HP ( 2003-2008 ). Consultor e Gerente Comercial da MESSAGE   INFORMÁTICA ( 2007- 2011 ).  Executivo do Cluster de Óleo&Gás da ASSESPRO-RJ ( 2011-2017 ). Membro do Conselho Deliberativo da ABRAMAN ( 2003-2009, 2011-2015 ). Membro do Conselho Fiscal da ABRAMAN ( 2009-2011 ). Membro da Comissão de Seleção dos Trabalhos para o Congresso da ABRAMAN de 2012. Apresentou cursos de Planejamento e Controle de  Paradas, Métodos Quantitativos na Manutenção, Informática na Manutenção, Custos, Investimentos, Indicadores e Orçamento de Manutenção para a ABRAMAN ( Associação Brasileira de Manutenção ) do Pará ao Rio Grande do Sul, bem como em MBAs de Manutenção em Universidades ( UFRJ, INPG, SUSTENTARE ), e em empresas como PETROBRAS, VALE, MINERAÇÃO RIO DO NORTE, SKF, CIBRASA, TELEMAR, entre outras.

COORDENAÇÃO

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN

Data, Hora e Local

01 e 02/06/2017

08:30 as 17:30

ABRAMAN SEDE: Av. Marechal Câmara, 160  Sl 320  Ed. Orly  Centro  RJ - RJ

INCRIÇÕES

Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente no site da Abraman.

VAGAS

Limitadas, respeitando-se rigorosamente a data e hora de chegada de cada inscrição.

FORMA DE PAGAMENTO

 - Boleto Bancário (validade de 5 dias corridos)

 - Nota Fiscal Contra Apresentação (Pessoa Jurídica)

 - Faturado após o Eventos (Pessoa Jurídica)

Obs.: Sua inscrição será efetivada após confirmação do pagamento no caso de boleto bancário e cartão de credito.

CANCELAMENTO

ATENÇÃO: As inscrições só poderão ser canceladas até no máximo 10 (dez) dias úteis antes do início do curso. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência por fax ou e-mail.

CERTIFICADO

Será fornecido certificado aos participantes  com freqüência integral.

IMPOSTO DE RENDA

De acordo com a Lei n.º 9532, artigo 15º, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 DE DEZEMBRO DE 1997, A Associação Brasileira de Manutenção – ABRAMAN, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição cobradas nos eventos que realiza

TRANSPORTE e ESTADIA

Serão de inteira responsabilidade do participante.

Obs.: A Abraman se reserva o direito de cancelar o evento se não obtiver o número mínimo de inscritos

VALORES

Associado - R$ 980,00
Não Associado - R$ 1.400,00

ABRAMAN SEDE
Josiane Maciel
Tel. (21) 3231-7005
E-mail: abraman.cursos.rj@abraman.org.br
ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 - Edifí­cio Orly - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20020 080 - Telefone: (55) (21) 3231 7000 - Fax: (55) (21) 3231 7002
Desenvolvido por: