Rio de Janeiro, 10 de abril de 2020 17:02 Ver em Português See in English Ver en Español
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Cursos e Eventos / Representação Regional Sudeste (MG/ES/RJ)
Introdução a ISO 55001 - Como Implantar a Gestão de Ativos - EM BREVE EAD -

DATA, HORA E LOCAL

DE 08/06 A 09/06 de 2020
DAS 09:00H AS 18:00H
SEDE ABRAMAN - RJ (Av. Marechal Câmara 160 - Grupo 320 Centro - Rio de Janeiro RJ Cep: 20020-080)

OBS: DATAS E VALORES SOFRERAM ALTERAÇÕES AGUARDEM!!!

 

 

Introdução

O curso Introdução a ISO 55001 - Como Implantar a Gestão de Ativos em sua organizaçãoabrange os conceitos e práticas necessários para entender os benefícios da Norma de Gestão de Ativos na melhoria do desempenho das organizações e como implementar um sistema de Gestão dos Ativos.

Objetivos

Preparar profissionais que pretendem implementar um processo de Gestão de Ativos de forma alinhada aos requisitos para sistema de gestão de ativos da ABNT NBR ISO 55001:2014, com exemplos práticos de ferramentas e metodologias.

Pré-requisito: ter participado do curso de Fundamentos da Gestão de Ativos.

Público-alvo

Líderes, gestores e profissionais que desejam desenvolver as competências necessárias para implementar um processo de Gestão de Ativos de forma alinhada aos requisitos para sistema de gestão de ativos da ABNT NBR ISO 55001:2014.

Carga-horária

16 horas de ensino presencial (2 dias), das 9h às 18h.

Programa

1. Introdução

o Histórico da Gestão de Ativos

o Conjunto de NormasABNT NBR ISO 5500X

o CEE ABNT 251 ? o papel da Comissão Brasileira para a ISO 5500X

o O que são partes interessadas num ambiente de negócios?

2. Contexto da organização

o Qual o perfil da organização?

o Para que serve a Gestão de Ativos ? seus benefícios e desafios

o A importância do Planejamento Estratégico Organizacional

o O item 4 daABNT NBR ISO 55001:2014 - Gestão de ativos -Sistemas de gestão ? Requisitos.

3. Liderança ? o item 5 da Norma

o Líder, chefe, superior imediato: conceito e papel da liderança

o Liderança e comprometimento

o Política de Gestão de Ativos

o Liderança e comprometimento

o Autoridades, responsabilidades e papéis organizacionais

4. Planejamento ? o item 6 da Norma

o O conceito de Planejamento: o PDCA e as metodologias ágeis

o Riscos e oportunidades: duas faces da mesma moeda?

o Ações para tratar os riscos e oportunidades para o sistema de gestão de ativos

o Objetivos da gestão de ativos e planos para alcançá-los ? SAMP e AMP: Conceitos e exemplos

5. Apoio  o item 7 da Norma

o Recursos: financeiros e não financeiros

o Competências

o Conscientização: sensibilização, envolvimento e comprometimento

o Comunicação

o Requisitos de informação

o Informação documentada

6. Operação  o item 8 da Norma

o Fazendo a gestão de ativos acontecer

o Planejamento operacional e controle

o Gestão de mudanças

o Terceirização

7. Avaliação do desempenho  o item 9 da Norma

o O que é desempenho

o Monitoramento, medição, análise e avaliação

o Auditoria interna

o Análise crítica pela direção

8. Melhoria

o Não conformidade e ação corretiva

o Ação preventiva

o Melhoria contínua

9. Como implementar a Gestão de Ativos

o Plano de trabalho

o Capacitação

o Comunicação e engajamento

o Cultura organizacional versus Gestão de mudanças

o Criticidade dos ativos

o SAMP

o AMP: quais são necessários?

o Acompanhamento

o Resultados: ativos geram valor!

INSTRUTORES

 

Ana Paula Schlemper Pacheco

gerente de Planejamento e Controladoria da Bacia de Santos Unidade de Exploração em Águas Ultra Profundas da Petrobras, tendo atuado também nas áreas de Abastecimento, Refino e Petroquímica da Companhia. É formada em Engenharia de Produção Mecânica, pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral e pós MBA em Liderança, pela Kellog Business School. É especialista em Gestão pela Fundação Nacional da Qualidade e certificada em Gestão de Ativos pelo WPiAMP. 

Possui experiência gerencial de mais de 15 anos em estruturação, implantação e avaliação de modelos de gestão, tais como Modelo de Excelência em Gestão (MEG), Sistema de Gestão Integrado e Sistema de Gerenciamento de Segurança de Processos, Sistema de Gestão de Segurança de Processo e Gestão de Ativos

Atua como voluntária em avaliações de empresas pela Fundação Nacional da Qualidade e na Comissão de Estudo Especial em Gestão de Ativos ABNT CEE 251, onde coordenada o GT-12 - Estruturação do Prêmio MeGA - Melhores em Gestão de Ativos.

Maria Cristina Alexandre Costa

 

Principais projetos desenvolvidos:oimplantação de modelos e sistemas de gestãotendo como referência Modelo de Excelência da Gestão da FNQ, em alinhamento com requisitos normativos como, por exemplo ISO 9001, 14001 e 55001 e OSHAS/45001, Dentre seus principais clientes destacam-se Cemig, EDP Distribuição, Enel, Energisa, FCC S.A, Inmetro, Petrobras, Petroflex, Transpetro, Sabesp.

oModelagem de processos e revisão de estrutura organizacional:Prumo Logística, Revap, Petrobras.

oGestão Estratégica:EDP Distribuição, FCC S.A., Farmanguinhos, Fiotec, Inmetro, Petrobras.

oImplantação de processo de Gestão de Ativos:FCC S.A.

Voluntariado:

? ? Atuação na FNQ: criadora pela FNQ do Melhores em Gestão de Ativos, cuja primeira edição ocorreu em 2019, Coordenadora Técnica de 2013 a 2016 do Núcleo do Modelo de Excelência da Gestão que conduziu à criação do MEG  21ª edição, Orientadora de 2007 a 2012, Examinadora Sênior de 2002 a 2006; Examinadora Relatora em 2000 e Examinadora em 1999. Instrutora da Banca Examinadora desde 2000, Membro do GT de Processos da FNQ de 2013 a 2015, Membro do Comitê Técnico-educacional em 2002; Membro do Comitê de Avaliação em 2002 e 2001; Observadora da Fundação Nacional da Qualidade no processo de chancela do Prêmio Mineiro em 2004 e do Prêmio Qualidade Rio em 2002 e 2001

Atuação em prêmios correlatos ao PNQ:Examinadora do Prêmio Iberoamericano em 2002; Membro do Comitê de Educação do Programa Qualidade Rio de 2000 a 2004; Membro da Regional Rio do Comitê de Educação do Prêmio Nacional da Qualidade (1997-1998)

 

 

Taxa de Inscrição:

Sócio: R$ 1.178,00

Não Sócio: R$ 1.682,00

 

Local de Realização:

Sede da Abraman  Av. Marechal Câmara 160, sala 320  Centro  Rio de Janeiro

Certificado:

Será fornecido após o término ao participante com 100 % de frequência

 

 

INSCRIÇÕES:

os interessados em particioar do curso deverão efetuar sua incrição diretamente através do site da abraman:www.abraman.org.br

FORMA DE PAGAMENTO:

PESSOA FÍSICA

- Boleto Bancário

- A Nota Fiscal será encaminhada após a confirmação do pagamento do boleto.

- Cartão de Crédito

PESSOA JURÍDICA:

- Boleto

- A Nota Fiscal será encaminhada após a confirmação do pagamento do boleto.

- Faturado boleto bancário e envio da Nota Fiscal mediante do recebimento de autorização para faturamento através do envio por e-mail do PC, OC, Nota de Empenho ou outros.

IMPOSTO DE RENDA:

De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ? ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.

CANCELAMENTO:

Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado com antecedência por  e-mail.

TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO E ESTADIA:

Correrão por conta dos participantes.

 
A Abraman reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não obtiver o número mínimo de inscrições.

VALORES

Associado R$ 1.178,00
Não Associado R$ 1.682,00

Luana Barros
21 - 3231.7005
eventos1@abraman.org.br
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Abraman - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 - Edifí­cio Orly - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20020-080 - Telefones: (55) (21) 3231 7005 / 3231 7006 / 3231 7023
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