Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2017 14:35 Ver em Português See in English Ver en Español
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Cursos e Eventos / Representação Regional Sudeste (MG/ES/RJ)
Auditoria e Otimização da Manutenção - 28/11 a 01/12/2017

PROGRAMA

Os gerentes de manutenção estão recebendo, cada vez mais, maiores responsabilidades e, em muitos casos, com uma estrutura ?enxuta?, devido à redução de gastos, na busca à resposta de novas exigências dos consumidores, ou clientes. Assim têm que se aperfeiçoar e buscar aperfeiçoamento de seu pessoal através da maior capacitação e intercâmbio de informações.
Confirma-se que a atenção das empresas para a área de manutenção está cada vez mais ativa através dos investimentos em capacitação, implantação de sistemas automatizados, modernização de estrutura, aquisição de novas ferramentas e instrumentos, terceirização e, em alguns casos, aquisição de sensores ou medidores para permitir melhorar o desenvolvimento desta atividade.
Os prestadores de serviço buscam além de sua maior capacitação, o aumento de criatividade buscando responder às necessidades de seus clientes, em muitos casos, em processo de definição pela rapidez com que as exigências se apresentam.
Este é o momento adequado para agrupar e transmitir conhecimento acumulados de processos modernos de auditoria de manutenção para atender a essas exigências, não só na indústria, mas também em todas as áreas de serviços (hospitais, supermercados, edifícios inteligentes, comunicação, bancos, estradas etc.) onde esteja presente a Função Manutenção.

Metodologia
Durante o curso são realizados trabalhos e dinâmicas em grupos com aplicações práticas através do desenvolvimento de sistemáticas e critérios de avaliação da ma-nutenção, utilizando técnicas modernas de apresentação na parte teórica e debates e defesa de soluções na parte prática através de exercícios de dinâmica de grupo na análise de casos reais.

PÚBLICO ALVO

Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Inspetores, Programadores e Supervisores de Manutenção e Operação, tanto de empresas de processo como de serviço. .

DATA, HORA E LOCAL

DE 28/11 A 01/12 de 2017
DAS 09:00H AS 18:00H
SEDE ABRAMAN - RJ (Av. Marechal Câmara 160 - Grupo 320 Centro - Rio de Janeiro RJ Cep: 20020-080)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Observação: Os números entre parêntesis em cada tópico indicam as paginas no livro ?Administração Moderna de Manutenção?, onde o tema é tratado.

1. CUSTO X BENEFICIO ENTRE A UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE MANUTENÇÃO

POR QUEBRA E COM PREVENÇÃO E FORMAÇÃO DO COMITÊ DE AUDITORIA

(18-22);

Análise dos gráficos de desenvolvimento dos custos de manutenção por quebra e com prevenção ao longo do tempo para estabelecimento de certeiros mais adequados de intervenção nos equipamentos. Criação do Comitê Corporativo de Auditoria, formado por representantes de todas as áreas envolvidas com a delegação de responder por sua área.

2. AUDITORIA EXTERNA DA ÁREA DE MANUTENÇÃO (26-31);

2.1. Método radar (24-25);

Estabelecimento de parâmetros para avaliar a manutenção utilizando a técnica de registro dos percentuais de satisfação de cada um nos raios de um círculo (este método é aplicável em qualquer tipo de empresa e é utilizado, nos dias de hoje, para obter a informação dos executantes e clientes de manutenção);

2.2. Exercício: Estabelecimento e aplicação do ?radar de manutenção?;

Os grupos desenvolvem o método do radar para diferentes parâmetros sugeridos pelo instrutor;

2.3. Método Questionário (25-29);

Elaboração do questionário que será aplicado a todos os encarregados, supervisores e chefes de área, com o objetivo de identificar, a partir de suas experiências os pontos que necessitam ser analisados para mudanças parciais ou radicais.

2.4. Exercício: Aplicação do questionário de auditoria;

3. OS PARADÍGMAS DA MANUTENÇÃO

3.1. Estruturação da base de dados (49-80);

Experiência acumulada na formação de bases de dados de um sistema de gestão para permitir gerar relatórios de auditorias por índices e consultas;

3.2. Princípios e regras de investigação eficaz (conceitos de Peter Druker);

Apresentação e discussão do vídeo ?Tecnologia e Inovação ? Mitos e Verdades? onde Peter Druker trata de vários aspectos temas relacionados com a melhoria contínua, os paradigmas e critérios de investigação;

Exercício: Propostas de alternativas para romper paradigmas e aumentar

a produtividade nas empresas.

3.3. Grau de maturidade da área de manutenção;

Discussão da proposta de Topkins (2000) relativa aos sete pilares para avaliar o grau de maturidade da manutenção.

Exercício: Avaliação da maturidade das empresas segundo a percepção

dos participantes do curso;

4. AUDITORIA INTERNA DA MANUTENÇÃO

4.1 Utilização dos índices NO PROCESSO de auditoria interna (81-94 / 149-151);

Apresentação e discussão dos diferentes índices que conduzem à análise da situação das condições operacionais dos equipamentos;

Exercício: Aplicação do índice ?Efetividade Operacional Global?, nas empresas, segundo a visão dos participantes do curso;

4.2 Avaliação da Efetividade Operacional Global em função da aplicação de

técnicas de manutenção;

Apresentação e discussão das propostas de HSB Reliability Tecnologies em relação aos resultados possíveis de obter com a aplicação de tecnologias de manutenção;

Exercício: Avaliação do grau de tecnologia utilizado em cada empresa, segundo a visão dos participantes do curso;

4.3 Avaliação do Retorno Sobre o Investimento em função da aplicação de

tecnologia e desenvolvimento da maturidade na área de manutenção;

Apresentação e discussão dos índices de medição de ROI (Retorno sobre investimento) e das possíveis valores que podem ser obtidos em função de parâmetros fáceis de obter em qualquer empresa;

Exercício: Avaliação do Retorno sobre investimento em cada empresa, segundo a visão dos participantes do curso;

5. TERCEIRIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO (139-141);

5.1. A implantação da terceirização (o que significa e por que terceirizar), vantagens e desvantagens;

5.2. Contratos de manutenção (Os contratos ? conceitos e elementos);

5.3. As modalidades de contratação ? obrigações e responsabilidades;

5.4. Dificuldades operacionais;

5.5. Principais serviços terceirizados; Ações para terceirização;

5.6. Exercício: Cuidados na elaboração e análise de contrato de serviços de terceiros.

6. TPM - MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL

6.1 Conceitos de TPM;

6.2. Resultados práticos;

6.3. As seis grandes perdas - perdas crônicas e perdas esporádicas;

6.4. Eficiência Operacional Global;

6.5. Os 5 S (housekeepig)

6.6. Os oito pilares do TPM;

6.7. Etapas de implantação do TPM;

6.8. Exercícios de aplicação das seis grandes perdas e ds etapas de implementação de TPM;

6.9 Vídeos sobre o tema.

7. PRODUTIVIDADE

7.1. Conceito de Produtividade;

7.2. Parâmetros de avaliação de produtividade;

7.3. Valores esperados de produtividade;

7.4. Utilização da técnica de ?radar? para avaliar produtividade;

7.5. Exercício: Critérios para aumento de produtividade.

8. QUALIDADE TOTAL E MANUTENÇÃO

8.1. Conceitos de Qualidade Total;

8.2. Critérios qualitativo e quantitativo de desempenho;

8.3 AISO 9000 - Objetivos e aplicações à manutenção;

8.4 Passos fundamentais da certificação;

8.5. Exercício: Princípios de qualidade total e aplicação da qualidade na manutenção;

 

INSTRUTOR

 Lourival Tavares

- Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Federal de Engenharia de Rio de Janeiro.
- Ex-Presidente do Comitê Panamericano de Engenharia de Manutenção (1993 a 2004).
- Trabalhou em FURNAS ? Centrais Elétricas S.A. e na ITAIPU Binacional
- Coordenador Geral e instrutor do Curso de Pós-graduação em Engenharia de Manutenção, promovido pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Foi Diretor nacional da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos) por dois mandatos.
- Coordenador e Instrutor de vários cursos especializados em Administração, Gestão, Auditoria, Planejamento e Controle de Manutenção já realizados mais de 800 vezes para mais de 10.000 profissionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

INFORMAÇÕES GERAIS:

COORDENAÇÃO: Associação Brasileira de Manutenção ? Abraman Filial IV - RJ

DATA E HORÁRIO: 21 a 24 de junho de 2016    08:30 às 17:30 horas

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

ABRAMAN - SEDE - Rio de Janeiro

VALOR DA INSCRIÇÃO: (A inscrição inclui: Material didático, café, certificado para quem tiver 100% presença)

Associado Abraman ( Em dia com a Anuidade)         R$ 1.680,00

Não Associado Abraman                                                 R$ 2.400,00

INCRIÇÕES: Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente no site da Abraman. As inscrições serão recebidas  de acordo com as vagas disponíveis.

VAGAS:

Limitadas, respeitando-se rigorosamente a data e hora de chegada de cada inscrição.

FORMA DE PAGAMENTO:

  • Boleto Bancário
  • Nota Fiscal Contra Apresentação (Pessoa Jurídica)
  • Faturado 30 dias após o evento (Pessoa Jurídica)

CANCELAMENTO ? ATENÇÃO:As inscrições só poderão ser canceladas até no máximo 7 (sete) dias úteis antes do início do curso. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência por fax ou e-mail.

CERTIFICADO:

Será fornecido certificado aos participantes  com freqüência integral.

IMPOSTO DE RENDA:

De acordo com a Lei n.º 9532, artigo 15º, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 DE DEZEMBRO DE 1997, A Associação Brasileira de Manutenção ? ABRAMAN, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição cobradas nos eventos que realiza

TRANSPORTE, ESTADIA E ALMOÇO.

Serão de inteira responsabilidade do participante.

Obs.: A Abraman se reserva o direito de cancelar o evento se não obtiver o número mínimo de inscritos

VALORES

Associados - Abraman - R$1.680,00
Não Associados - R$2.400,00

Associação Brasileira de Manutenção - ABRAMAN
Tel.: (21)3231-7005 / 3231-7007
E-mail: abraman.cursos.rj@abraman.org.br
Josiane Maciel
ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 - Edifí­cio Orly - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20020 080 - Telefone: (55) (21) 3231 7000 - Fax: (55) (21) 3231 7002
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