Rio de Janeiro, 18 de julho de 2019 15:10 Ver em Português See in English Ver en Español
Pesquise na Abraman:
Digite algo
Facebook Linkedin Twitter Youtube
Cursos e Eventos / Representação Regional Sul
Gestão de Indicadores (KPI) e Custo de Manutenção

PROGRAMA

OBJETIVO
Capacitar os participantes para uma visão clara, objetiva e baseada em casos reais de indicadores chaves de desempenhos da manutenção ? KPI (Key Performance Indicators), como ferramenta para analisar e conseguir melhores resultados de qualidade, produtividade, custo, prazo, segurança e clima organizacional na manutenção.
Capacitar os participantes a identificarem os principais custos de manutenção e discutir como reduzi-los. Elaborar orçamento de manutenção e como realizar o gerenciamento da previsão orçamentária de forma eficaz. O curso tem o objetivo também de preparar os participantes para estratégias efetivas de trabalho na manutenção, para incrementar resultados econômicos na empresa por meio de projetos de melhoria e reduzir as perdas dos processos com metas definidas de trabalho.

DATA, HORA E LOCAL

DE 14/08 A 16/08 de 2019
DAS 08:30H AS 00:00H
Representação Regional Sul (Rua Emiliano Perneta, 174 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR)

O QUE SERÁ APRENDIDO

MÓDULO I: FUNDAMENTOS DE MANUTENÇÃO E GESTÃO DE ATIVOS

Introdução a gestão de ativos: ABNT NBR ISO 55000:2014; Garantia da manutenção como função estratégica; Funções básicas da gestão, planejamento e controle da manutenção; Alinhamento técnico da engenharia industrial e de manutenção; Resultados financeiros e atividades da manutenção; Liderança e cultura da manutenção; Risco gerenciado na manutenção e gestão de ativos; Serviços melhorados com desempenho financeiro.

MÓDULO II: ÍNDICES E INDICADORES DA MANUTENÇÃO

  • Sistema de Desempenho da Manutenção:Tipos de indicadores; A qualidade total e seus componentes; Itens de verificação e de controle; Foco do cliente, meta, objetivo e critérios de medição; Benchmarking e ABRAMAN; O que são KPI e sua determinação; Indicadores da capacitação e de desempenho.
  • Indicadores da Capacitação da Manutenção: Introdução; Definições; Indicadores de capacitação do pessoal; e, Indicadores de capacitação das instalações de manutenção.
  • Indicadores de Capacidade Produtiva: Objetivo; Medições da capacidade da manutenção com a produção; Capacidade instalada; Capacidade requerida; Percentual de utilização; Desempenho global; Eficiência dos equipamentos. Estudo sobre OEE.

 

 

  • Indicadores de Desempenho de Máquinas: Introdução; Medição de disponibilidade; Indisponibilidade; Confiabilidade; Manutenabilidade; Tempo Médio entre Falhas (MTBF); Tempo médio
  • para a falha (MTTF); Tempo médio para reparo (MTTR); Tempo Médio para Restaurar a Função (MTRF); Taxa de falhas e taxa de reparo.
  • Indicadores de Desempenho de Mão de Obra: Considerações sobre mão de obra da manutenção; Benchmarking e ABRAMAN; Backlog e teoria das filas.
  • Indicadores de Desempenho em Custos e Financeiro: Introdução; Quais custos medir e como; Sugestão de indicadores; Benchmarking e ABRAMAN.
  • Indicadores de Gerência de Material: Introdução à gerência de material na manutenção e PCM; Compras e estoque de manutenção; Indicadores da qualidade e do desempenho; Benchmarking e ABRAMAN.

MÓDULO III: CUSTOS DE MANUTENÇÃO

  • Introdução a Gestão de Custos de Manutenção:Funções básicas; Atribuições, finalidade da Liderança e da equipe operacional da manutenção; PCM e custos de manutenção; Planejamento estratégico da manutenção e custos de melhoria.
  • Generalidades e definições: Custos, preço, lucro, prejuízo; Custo quanto à natureza, função, apuração e formação; Custo de manutenção direto e indireto; Custo de manutenção próprio e distribuído; Custos de manutenção total; Rateio dos custos de manutenção; Elementos de apuração de custos; Acumulação de despesas em manutenção; Registro de informação básica para custeio; Tipos e orçamentos de manutenção (Budget);; Gerenciamentos dos custos de manutenção.

 

MÓDULO IV: RELATÓRIOS GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO

  • Sugestão de Relatório Gerencial de Manutenção com seus campos básicos e seus gráficos, incluindo a proposta de indicadores para relatórios de custos, desempenho de equipamentos e mão de obra e sua evolução ao longo do tempo.

METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO

O curso será expositivo com auxílio da multimídia e filmes, com estudos de caso e dinâmicas de grupo com exercícios de aplicação prática na apresentação dos conceitos.

PÚBLICO ALVO

Gerentes, coordenadores, supervisores, encarregados e analistas que atuam direta ou indiretamente na gestão de custos da manutenção e área de Planejamento e Controle de Manutenção - PCM. Pessoas que desejam conhecer ou reciclar seus conhecimentos de indicadores e custos aplicados à manutenção.

CARGA HORÁRIA DO CURSO

24 horas em 3 dias. 

 

Instrutor: Lourival Tavares

Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Federal de Engenharia de Rio de Janeiro, no año1967.

Ex-Presidente do Comitê Panamericano de Engenharia de Manutenção (1993 a 2004).

Durante 23 anos trabalhou em FURNAS - Centrais Elétricas S.A., onde, além de outras atividades foi Supervisor de Manutenção e implantou e coordenou o Controle de Manutenção por Computador em todas as Usinas Hidroelétricas da empresa.

Em ITAIPU Binacionalchefiou a Assessoria Técnica de Apoio, que administrava toda a logística da Superintendência de Operação e Manutenção, dentro de suas responsabilidades, a gestão do Sistema de Informações Técnicas dessa Superintendência.

Publicou (e continua publicando) vários trabalhos em revistas técnicas especializadas sobre Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, além dos livros ?Controle de Manutenção por Computador? (1a edição - 1986), ?Excelência na Manutenção? (1a. edição - 1996); ?Administração Moderna de Manutenção (1a edição em português - 1999; em espanhol - 2000 e em Internet - 2000) e ?Manutenção Centrada no Negócio? (1a edição em português - 2005 e 1ª edição em espanhol 2007 e 2ª edição revisada e atualizada em 2013). Vários de seus trabalhos (e os livros) são usados como referência de temas sobre o assunto por profissionais da área em suas empresas, conforme citação em Seminários e Congressos nacionais e internacionais.

Coordenador Geral e instrutor do Curso de Pós-graduação MBA em Engenharia de Manutenção, promovido pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Reconhecido como ?notório saber? em manutenção pela Universidade Federal de Rio de Janeiro e pela Universidade Federal de Paraíba onde fez parte da banca de concessão de um título de doutorado em Engenharia de Manutenção.

Coordenador e Instrutor de vários cursos especializados em Administração, Gestão, Auditoria, Planejamento e Controle de Manutenção, já realizados mais de 1.000 vezes para mais de 20.000 profissionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Diretor Executivo da ABRAMAN de fevereiro de 2015 a janeiro de 2016.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

ABRAMAN REGIONAL SUL ? Rua Emiliano Perneta, 174 ? 6º andar - Centro - Curitiba - PR

Abraman Sede
Contato: Luana Barros
Tel.:(21) 3231-7005
E-mail: eventos1@abraman.org.br
billig nike air max sko
Abraman - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 - Edifí­cio Orly - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20020-080 - Telefones: (55) (21) 3231 7005 / 3231 7006 / 3231 7023
Desenvolvido por: