Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2018 00:30 Ver em Português See in English Ver en Español
Pesquise na Abraman:
Digite algo
Facebook Linkedin Twitter Youtube
Cursos e Eventos / Representação Regional Sul
GESTÃO DE INDICADORES (KPI) E CUSTOS NA MANUTENÇÃO 04 a 06 de dezembro de 2018 Curitiba - PR

PROGRAMA

1. OBJETIVO
Capacitar os participantes para uma visão clara, objetiva e baseada em casos reais de indicadores chaves de desempenhos da manutenção ? KPI (Key Performance Indicators), como ferramenta para analisar e conseguir melhores resultados de qualidade, produtividade, custo, prazo, segurança e clima organizacional na manutenção.
Capacitar os participantes a identificarem os principais custos de manutenção e discutir como reduzi-los. Elaborar orçamento de manutenção e como realizar o gerenciamento da previsão orçamentária de forma eficaz. O curso tem o objetivo também de preparar os participantes para estratégias efetivas de trabalho na manutenção, para incrementar resultados econômicos na empresa por meio de projetos de melhoria e reduzir as perdas dos processos com metas definidas de trabalho.

2. O QUE SERÁ APRENDIDO
MÓDULO I: FUNDAMENTOS DE MANUTENÇÃO E GESTÃO DE ATIVOS
Introdução a gestão de ativos: ABNT NBR ISO 55000:2014; Garantia da manutenção como função estratégica; Funções básicas da gestão, planejamento e controle da manutenção; Alinhamento técnico da engenharia industrial e de manutenção; Resultados financeiros e atividades da manutenção; Liderança e cultura da manutenção; Risco gerenciado na manutenção e gestão de ativos; Serviços melhorados com desempenho financeiro.
MÓDULO II: ÍNDICES E INDICADORES DA MANUTENÇÃO
? Sistema de Desempenho da Manutenção: Tipos de indicadores; A qualidade total e seus componentes; Itens de verificação e de controle; Foco do cliente, meta, objetivo e critérios de medição; Benchmarking e ABRAMAN; O que são KPI e sua determinação; Indicadores da capacitação e de desempenho.
? Indicadores da Capacitação da Manutenção: Introdução; Definições; Indicadores de capacitação do pessoal; e, Indicadores de capacitação das instalações de manutenção.
? Indicadores de Capacidade Produtiva: Objetivo; Medições da capacidade da manutenção com a produção; Capacidade instalada; Capacidade requerida; Percentual de utilização; Desempenho global; Eficiência dos equipamentos. Estudo sobre OEE.


? Indicadores de Desempenho de Máquinas: Introdução; Medição de disponibilidade; Indisponibilidade; Confiabilidade; Manutenabilidade; Tempo Médio entre Falhas (MTBF); Tempo médio
? para a falha (MTTF); Tempo médio para reparo (MTTR); Tempo Médio para Restaurar a Função (MTRF); Taxa de falhas e taxa de reparo.
? Indicadores de Desempenho de Mão de Obra: Considerações sobre mão de obra da manutenção; Benchmarking e ABRAMAN; Backlog e teoria das filas.
? Indicadores de Desempenho em Custos e Financeiro: Introdução; Quais custos medir e como; Sugestão de indicadores; Benchmarking e ABRAMAN.
? Indicadores de Gerência de Material: Introdução à gerência de material na manutenção e PCM; Compras e estoque de manutenção; Indicadores da qualidade e do desempenho; Benchmarking e ABRAMAN.
MÓDULO III: CUSTOS DE MANUTENÇÃO
? Introdução a Gestão de Custos de Manutenção: Funções básicas; Atribuições, finalidade da Liderança e da equipe operacional da manutenção; PCM e custos de manutenção; Planejamento estratégico da manutenção e custos de melhoria.
? Generalidades e definições: Custos, preço, lucro, prejuízo; Custo quanto à natureza, função, apuração e formação; Custo de manutenção direto e indireto; Custo de manutenção próprio e distribuído; Custos de manutenção total; Rateio dos custos de manutenção; Elementos de apuração de custos; Acumulação de despesas em manutenção; Registro de informação básica para custeio; Tipos e orçamentos de manutenção (Budget);; Gerenciamentos dos custos de manutenção.

MÓDULO IV: RELATÓRIOS GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO
? Sugestão de Relatório Gerencial de Manutenção com seus campos básicos e seus gráficos, incluindo a proposta de indicadores para relatórios de custos, desempenho de equipamentos e mão de obra e sua evolução ao longo do tempo.
3. METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO
O curso será expositivo com auxílio da multimídia e filmes, com estudos de caso e dinâmicas de grupo com exercícios de aplicação prática na apresentação dos conceitos.
4. PÚBLICO ALVO
Gerentes, coordenadores, supervisores, encarregados e analistas que atuam direta ou indiretamente na gestão de custos da manutenção e área de Planejamento e Controle de Manutenção - PCM. Pessoas que desejam conhecer ou reciclar seus conhecimentos de indicadores e custos aplicados à manutenção.
5. CARGA HORÁRIA DO CURSO
24 horas em 3 dias.

6. INSTRUTOR ? PROF. CELSO PECK DO AMARAL, MS. ENG.

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Especialista em Administração Industrial pela UFPR e Engenharia de Manutenção pela PUC. Engenheiro Mecânico pela FEI. Diretor presidente da Apeck Consultoria de Resultado. Atuou nas áreas de engenharia e manutenção por 12 anos na Festo Automação, em trabalhos de consultoria em empresas nacionais e multinacionais. Especialista na implantação de métodos e técnicas para maximizar resultados, como TPM - Total Productive Management, Lean Maintenance e Lean Manufacturing. Conferencista e professor universitário em cursos de pós-graduação da Estação Business School, Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? UTFPR e Universidade Positivo - UP. Professor da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos ? ABRAMAN, nos cursos Gestão de Ativos; Gestão da Manutenção - Manutenção Classe Mundial; Manutenção Produtiva Total ? TPM; Planejamento e Controle de Manutenção ? PCM; e, Custos e Indicadores de Manutenção. Com mais de 25 anos como consultor industrial, vem implantando metodologias e treinamentos, entre outras, nas empresas: Petrobras, Vale, Copel, Renault, Votorantim, Tupy, Coca Cola, Bunge, Marilan, Copacol, BRF, C. Vale e Lar. Já trabalhou em mais de 190 projetos de aumento da produtividade, redução de custos e melhoria de resultados industriais.
DATA
04 a 06 de dezembro de 2018
Curitiba - PR

HORÁRIO
08:30 às 17:30h (24 horas/aula)

TAXA DE INSCRIÇÃO
SÓCIO ABRAMAN : R$ 1.680,00
NÃO SÓCIO: R$ 2.400,00

LOCAL DE REALIZAÇÃO
ABRAMAN REGIONAL SUL ? Rua Emiliano Perneta, 174 ? 6º andar - Centro - Curitiba - PR

CERTIFICADO
Será fornecido certificado eletrônico aos participantes com 90% de frequência.

MATERIAL DIDÁTICO
Será fornecido aos participantes o material (apostilas ou outros) referente aos assuntos abordados
.



INSCRIÇÃO
A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila, certificado e coffee-break.
O almoço não está incluído no preço da inscrição, no entanto, existem várias opções de restaurantes e lanchonetes nas proximidades do local do curso que serão informados aos participantes.

INFORMAÇÕES GERAIS
INSCRIÇÕES:
As inscrições serão recebidas até 72 horas antes do início do evento, de acordo com as vagas disponíveis. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site da Abraman: www.abraman.org.br
FORMA DE PAGAMENTO:
PESSOA FÍSICA::
- Boleto Bancário á vista (pagamento em até 05 dias úteis antes do inicio do curso).
- A nota fiscal será encaminhada após a confirmação do pagamento do boleto.
PESSOA JURÍDICA:
- Á vista : pagamento em até 05 dias úteis antes do inicio do curso
- A nota fiscal será encaminhada após a confirmação do pagamento do boleto.
- Faturado Boleto Bancário com vencimento para até 05 dias úteis antes do inicio do curso e envio da nota fiscal mediante do recebimento de autorização para faturamento através do envio por e-mail do PC, OC, nota de empenho ou outros.
Obs.: Sua inscrição será efetivada após confirmação do pagamento

IMPOSTO DE RENDA:

De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ? ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.

CANCELAMENTO:
Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado com antecedência por fax ou e-mail.
TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO E ESTADIA:
Correrão por conta dos participantes.
A Abraman reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não obtiver o número mínimo de inscrições.


____________________________________________________________________________________
Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Rua Emiliano Perneta, 174 ? 6º andar - Centro
80010-050 - Curitiba - PR
Tel. e Fax: 41 - 3322-7818
e-mail: abraman-pr.sc@abraman.org.br


DATA, HORA E LOCAL

DE 04/12 A 06/12 de 2018
DAS 08:30H AS 17:30H
Representação Regional Sul (Rua Emiliano Perneta, 174 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR)

1. OBJETIVO Capacitar os participantes para uma visão clara, objetiva e baseada em casos reais de indicadores chaves de desempenhos da manutenção ? KPI (Key Performance Indicators), como ferramenta para analisar e conseguir melhores resultados de qualidade, produtividade, custo, prazo, segurança e clima organizacional na manutenção. Capacitar os participantes a identificarem os principais custos de manutenção e discutir como reduzi-los. Elaborar orçamento de manutenção e como realizar o gerenciamento da previsão orçamentária de forma eficaz. O curso tem o objetivo também de preparar os participantes para estratégias efetivas de trabalho na manutenção, para incrementar resultados econômicos na empresa por meio de projetos de melhoria e reduzir as perdas dos processos com metas definidas de trabalho. 2. O QUE SERÁ APRENDIDO MÓDULO I: FUNDAMENTOS DE MANUTENÇÃO E GESTÃO DE ATIVOS Introdução a gestão de ativos: ABNT NBR ISO 55000:2014; Garantia da manutenção como função estratégica; Funções básicas da gestão, planejamento e controle da manutenção; Alinhamento técnico da engenharia industrial e de manutenção; Resultados financeiros e atividades da manutenção; Liderança e cultura da manutenção; Risco gerenciado na manutenção e gestão de ativos; Serviços melhorados com desempenho financeiro. MÓDULO II: ÍNDICES E INDICADORES DA MANUTENÇÃO ? Sistema de Desempenho da Manutenção: Tipos de indicadores; A qualidade total e seus componentes; Itens de verificação e de controle; Foco do cliente, meta, objetivo e critérios de medição; Benchmarking e ABRAMAN; O que são KPI e sua determinação; Indicadores da capacitação e de desempenho. ? Indicadores da Capacitação da Manutenção: Introdução; Definições; Indicadores de capacitação do pessoal; e, Indicadores de capacitação das instalações de manutenção. ? Indicadores de Capacidade Produtiva: Objetivo; Medições da capacidade da manutenção com a produção; Capacidade instalada; Capacidade requerida; Percentual de utilização; Desempenho global; Eficiência dos equipamentos. Estudo sobre OEE. ? Indicadores de Desempenho de Máquinas: Introdução; Medição de disponibilidade; Indisponibilidade; Confiabilidade; Manutenabilidade; Tempo Médio entre Falhas (MTBF); Tempo médio ? para a falha (MTTF); Tempo médio para reparo (MTTR); Tempo Médio para Restaurar a Função (MTRF); Taxa de falhas e taxa de reparo. ? Indicadores de Desempenho de Mão de Obra: Considerações sobre mão de obra da manutenção; Benchmarking e ABRAMAN; Backlog e teoria das filas. ? Indicadores de Desempenho em Custos e Financeiro: Introdução; Quais custos medir e como; Sugestão de indicadores; Benchmarking e ABRAMAN. ? Indicadores de Gerência de Material: Introdução à gerência de material na manutenção e PCM; Compras e estoque de manutenção; Indicadores da qualidade e do desempenho; Benchmarking e ABRAMAN. MÓDULO III: CUSTOS DE MANUTENÇÃO ? Introdução a Gestão de Custos de Manutenção: Funções básicas; Atribuições, finalidade da Liderança e da equipe operacional da manutenção; PCM e custos de manutenção; Planejamento estratégico da manutenção e custos de melhoria. ? Generalidades e definições: Custos, preço, lucro, prejuízo; Custo quanto à natureza, função, apuração e formação; Custo de manutenção direto e indireto; Custo de manutenção próprio e distribuído; Custos de manutenção total; Rateio dos custos de manutenção; Elementos de apuração de custos; Acumulação de despesas em manutenção; Registro de informação básica para custeio; Tipos e orçamentos de manutenção (Budget);; Gerenciamentos dos custos de manutenção. MÓDULO IV: RELATÓRIOS GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO ? Sugestão de Relatório Gerencial de Manutenção com seus campos básicos e seus gráficos, incluindo a proposta de indicadores para relatórios de custos, desempenho de equipamentos e mão de obra e sua evolução ao longo do tempo. 3. METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO O curso será expositivo com auxílio da multimídia e filmes, com estudos de caso e dinâmicas de grupo com exercícios de aplicação prática na apresentação dos conceitos. 4. PÚBLICO ALVO Gerentes, coordenadores, supervisores, encarregados e analistas que atuam direta ou indiretamente na gestão de custos da manutenção e área de Planejamento e Controle de Manutenção - PCM. Pessoas que desejam conhecer ou reciclar seus conhecimentos de indicadores e custos aplicados à manutenção. 5. CARGA HORÁRIA DO CURSO 24 horas em 3 dias. 6. INSTRUTOR ? PROF. CELSO PECK DO AMARAL, MS. ENG. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Especialista em Administração Industrial pela UFPR e Engenharia de Manutenção pela PUC. Engenheiro Mecânico pela FEI. Diretor presidente da Apeck Consultoria de Resultado. Atuou nas áreas de engenharia e manutenção por 12 anos na Festo Automação, em trabalhos de consultoria em empresas nacionais e multinacionais. Especialista na implantação de métodos e técnicas para maximizar resultados, como TPM - Total Productive Management, Lean Maintenance e Lean Manufacturing. Conferencista e professor universitário em cursos de pós-graduação da Estação Business School, Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? UTFPR e Universidade Positivo - UP. Professor da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos ? ABRAMAN, nos cursos Gestão de Ativos; Gestão da Manutenção - Manutenção Classe Mundial; Manutenção Produtiva Total ? TPM; Planejamento e Controle de Manutenção ? PCM; e, Custos e Indicadores de Manutenção. Com mais de 25 anos como consultor industrial, vem implantando metodologias e treinamentos, entre outras, nas empresas: Petrobras, Vale, Copel, Renault, Votorantim, Tupy, Coca Cola, Bunge, Marilan, Copacol, BRF, C. Vale e Lar. Já trabalhou em mais de 190 projetos de aumento da produtividade, redução de custos e melhoria de resultados industriais. DATA 04 a 06 de dezembro de 2018 Curitiba - PR HORÁRIO 08:30 às 17:30h (24 horas/aula) TAXA DE INSCRIÇÃO SÓCIO ABRAMAN : R$ 1.680,00 NÃO SÓCIO: R$ 2.400,00 LOCAL DE REALIZAÇÃO ABRAMAN REGIONAL SUL ? Rua Emiliano Perneta, 174 ? 6º andar - Centro - Curitiba - PR CERTIFICADO Será fornecido certificado eletrônico aos participantes com 90% de frequência. MATERIAL DIDÁTICO Será fornecido aos participantes o material (apostilas ou outros) referente aos assuntos abordados . INSCRIÇÃO A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila, certificado e coffee-break. O almoço não está incluído no preço da inscrição, no entanto, existem várias opções de restaurantes e lanchonetes nas proximidades do local do curso que serão informados aos participantes. INFORMAÇÕES GERAIS INSCRIÇÕES: As inscrições serão recebidas até 72 horas antes do início do evento, de acordo com as vagas disponíveis. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site da Abraman: www.abraman.org.br FORMA DE PAGAMENTO: PESSOA FÍSICA:: - Boleto Bancário á vista (pagamento em até 05 dias úteis antes do inicio do curso). - A nota fiscal será encaminhada após a confirmação do pagamento do boleto. PESSOA JURÍDICA: - Á vista : pagamento em até 05 dias úteis antes do inicio do curso - A nota fiscal será encaminhada após a confirmação do pagamento do boleto. - Faturado Boleto Bancário com vencimento para até 05 dias úteis antes do inicio do curso e envio da nota fiscal mediante do recebimento de autorização para faturamento através do envio por e-mail do PC, OC, nota de empenho ou outros. Obs.: Sua inscrição será efetivada após confirmação do pagamento IMPOSTO DE RENDA: De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ? ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição. CANCELAMENTO: Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado com antecedência por fax ou e-mail. TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO E ESTADIA: Correrão por conta dos participantes. A Abraman reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não obtiver o número mínimo de inscrições. ____________________________________________________________________________________ Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos Rua Emiliano Perneta, 174 ? 6º andar - Centro 80010-050 - Curitiba - PR Tel. e Fax: 41 - 3322-7818 e-mail: abraman-pr.sc@abraman.org.br

VALORES

SÓCIO ABRAMAN : R$ 1.680,00

NÃO SÓCIO: R$ 2.400,00

ABRAMAN Região Sul
Viviane Lucia Teixeira
Fone: (41) 3322-7818
E-mail: abraman-pr.sc@abraman.org.br
.
ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 - Edifí­cio Orly - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20020 080 - Telefone: (55) (21) 3231 7000 - Fax: (55) (21) 3231 7002
Desenvolvido por: