Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2017 15:53 Ver em Português See in English Ver en Español
Pesquise na Abraman:
Digite algo
Facebook Linkedin Twitter Youtube
Cursos e Eventos / Representação Regional Sul
Planejamento, Controle e Gestão da Manutenção - 24 a 27 de outubro de 2017

PROGRAMA

APRESENTAÇÃO
Manutenção deixou de ser uma atividade qualquer para se transformar em uma autêntica ciência, a partir da sofisticação dos equipamentos e instalações, cada vez mais envolvidos com sistemas eletro-eletrônicos de grau de complexidade e exigência de qualidade crescentes. Fazer a gestão correta destes modernos meios de produção exige conhecimentos de métodos e sistemas de Planejamento e Controle tão eficientes quanto a própria execução.

* Extraído da apresentação do livro ?Excelência na Manutenção? de Lourival A. Tavares, feita por Wieland Corner - Diretor da Mercedes Benz do Brasil?

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Sistema de Informações aplicado à manutenção - onde são analisadas as fases de desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Manutenção. Além disso, neste tópico são apresentadas as fases de implementação do projeto de um Sistema.
2. Terminologia de manutenção - onde são estabelecidos os conceitos básicos de terminologia e analisadas suas subdivisões de acordo com a ABNT, ONU, ISO, ASME, JIPM etc. Além disso são analisados os conceitos de, criticidade, prioridade e de outras atividades desenvolvidas pela área de manutenção.
3. Codificação - neste tópico são analisados os critérios de formação das tabelas de padronização para estabelecimento dos códigos utilizados nos sistemas informatizados. Também são abordados os novos métodos e critérios de identificação dos equipamentos para facilitar a geração e recuperação das Ordens de Serviço.
4. Inventário e Cadastro de Ativos - onde, depois do estabelecimento dos conceitos de inventário e cadastro, é apresentado o desenvolvimento de processos de cadastramento com os modernos métodos adotados. Durante o módulo são discutidos com profundidade os critérios de estabelecimento de criticidades, fundamentais para estabelecimento de estratégias de intervenção e gerenciamento de ativos. Além disso são discutidos os critérios inter-relação com materiais e arquivo técnico (Engenharia).
5. Programação de Manutenção - Analogamente ao desenvolvimento do tópico de cadastro, depois do estabelecimento dos conceitos de Planejamento e Programação são apresentados diversos utilizados em sistemas modernos, incluindo os arquivos de instruções de manutenção (ou lista de tarefas ou procedimentos de manutenção, recomendações de segurança e recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento de uma atividade programada). No módulo também são apresentados os conceitos de Ghant e PERT/CPM
6. Coleta de Dados de Manutenção - Neste tópico são apresentados os diversos mecanismos de formação do acervo histórico da manutenção, desde os sistemas manuais até os mais modernos utilizando os recursos de seleção e armazenagem de informações em tempo real que viabiliza a emissão de uma Ordem de Serviço de atividades não programadas em 30 segundos. Além disso, são analisados critérios de coleta de dados de material, mão de obra, perda de produção e medições.
7. Índices de Gestão de Ativos - São apresentados os índices utilizados para Gestão de Ativos, discutidos seus conceitos e aplicabilidade e apresentados os critérios de composição dos relatórios sob forma de tabelas com os correspondentes gráficos. Além disso, é dada a orientação relativa a análise desses relatórios com o destaque aos pontos críticos e apresentação de propostas para a tomada de decisão pelos gestores.
8. Análise de histórico (que precede a análise de falhas) ? Apresentação dos critérios de filtragem para efetuar a seleção de registros específicos (identificados através da indicação dos índices), ordenamento dos registros (Diagrama de Pareto) e análise de Causas e Efeitos (Diagrama de Ishikawa e Quadro de Decisões).
9. Índices de Gestão Financeira - São apresentados os índices utilizados na gestão de custos de manutenção, discutidos seus conceitos e aplicabilidade e apresentadas propostas de composição dos relatórios sob forma de tabelas com os correspondentes gráficos. Além disso, é analisada a evolução dos índices de custos de acordo com levantamentos feitos no Brasil e exterior.
10. Índices para Gestão de Recursos - São apresentados os índices utilizados na gestão de mão de obra de manutenção, discutidos seus conceitos e aplicabilidade e apresentadas propostas de composição dos relatórios sob forma de tabelas com os correspondentes gráficos. Além disso, são analisados os conceitos e aplicabilidade de backlog, distribuição de recursos de mão de obra, horas de espera e qualidade na manutenção.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de nível médio e superior, supervisores, líderes de equipes de manutenção, bem co-mo profissionais de programação e controle de manutenção, e outros profissionais ligados a área de manutenção e produção.

DATA, HORA E LOCAL

DE 24/10 A 27/10 de 2017
DAS 09:00H AS 18:00H
Curitiba - PR (Rua Emiliano Perneta, 174 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR )

INSTRUTOR

Lourival Tavares
Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Federal de Engenharia de Rio de Janeiro, no ano 1967. Ex-Presidente do Comitê Panamericano de Engenharia de Manutenção (1993 a 2004). Durante 23 anos trabalhou em FURNAS - Centrais Elétricas S.A., onde, além de outras atividades foi Supervisor de Manutenção e implantou e coordenou o Controle de Manutenção por Computador em todas as Usinas Hidroelétricas da empresa. Em ITAIPU Binacional chefiou a Assessoria Técnica de Apoio, que administrava toda a logística da Superintendência de Operação e Manutenção, dentro de suas responsabilidades, a gestão do Sistema de Informações Técnicas dessa Superintendência. Publicou (e continua publicando) vários trabalhos em revistas técnicas especializadas sobre Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, além dos livros “Controle de Manutenção por Computador” (1a edição - 1986), “Excelência na Manutenção” (1a. edição - 1996); “Administração Moderna de Manutenção (1a edição em português - 1999; em espanhol - 2000 e em Internet - 2000) e “Manutenção Centrada no Negócio” (1a edição em português - 2005 e 1ª edição em espanhol 2007 e 2ª edição revisada e atualizada em 2013). Vários de seus trabalhos (e os livros) são usados como referência de temas sobre o assunto por profissionais da área em suas empresas, conforme citação em Seminários e Congressos nacionais e internacionais. Coordenador Geral e instrutor do Curso de Pós-graduação MBA em Engenharia de Manutenção, promovido pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Reconhecido como “notório saber” em manutenção pela Universidade Federal de Rio de Janeiro e pela Universidade Federal de Paraíba onde fez parte da banca de concessão de um título de doutorado em Engenharia de Manutenção. Coordenador e Instrutor de vários cursos especializados em Administração, Gestão, Auditoria, Planejamento e Controle de Manutenção, já realizados mais de 1.000 vezes para mais de 20.000 profissionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Diretor Executivo da ABRAMAN de fevereiro de 2015 a janeiro de 2016.

 

OBJETIVOS
Capacitar, desenvolver e reciclar os participantes nos principais aspectos ligados aos temas indicados, dentro de una sistemática que inclui exposição e exercícios práticos.

CARGA HORÁRIA
(32 horas/aula)

LOCAL DE REALIZAÇÃO
ABRAMAN REGIONAL SUL – Rua Emiliano Perneta, 174 – 6º andar - Centro - Curitiba - PR

CERTIFICADO
Será fornecido certificado aos participantes com 80% de frequência.

INSCRIÇÃO
A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila, certificado e coffee break.
O almoço não está incluído no preço da inscrição, no entanto, existem várias opções de restaurantes e lanchonetes nas proximidades do local do curso que serão informados aos participantes.
As inscrições serão recebidas até 72 horas antes do início do evento, de acordo com as vagas disponíveis.  Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site da Abraman.

FORMA DE PAGAMENTO
 - Boleto Bancário (validade de 5 dias corridos)
 -  Nota Fiscal Contra Apresentação (Pessoa Jurídica)
 - Faturado 30 dias após o Eventos (Pessoa Jurídica)
Obs.: Sua inscrição será efetivada após confirmação do pagamento

INFORMAÇÕES GERAIS

Notebook
Recomendamos ao participante estar munido de notebook para facilitar o desenvolvimento dos exercícios.

Imposto de Renda
De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção – ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.

Cancelamento
Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado com antecedência por fax ou e-mail.

Transporte, Alimentação e Estadia
Correrão por conta dos participantes.  
A Abraman reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não obtiver o número mínimo de inscrições.
 

VALORES

Associados R$ 1.680,00

Não Associado R$ 2.400,00

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN
Viviane Teixeira
Fone: (41) 3322-7818
E-mail: abraman-pr.sc@abraman.org.br
ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 - Edifí­cio Orly - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20020 080 - Telefone: (55) (21) 3231 7000 - Fax: (55) (21) 3231 7002
Desenvolvido por: