Rio de Janeiro, 27 de maro de 2017 21:19 Ver em Português See in English Ver en Español
Pesquise na Abraman:
Digite algo
Facebook Linkedin Twitter Youtube
Certificações Profissionais / PNQC Dúvidas

O que é o PNQC?

O Programa Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal na Área de Manutenção, desenvolvido pela ABRAMAN, em parceria com o SENAI, foi criado para induzir a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços de Manutenção no País, através da certificação de Profissionais da área. O PNQC é conduzido por um Conselho formado pelas empresas e entidades patrocinadoras do Programa, que estabelece suas políticas e diretrizes.

 

O que é um Cequal?

É um órgão ou dependência de uma empresa ou instituição, capacitado e credenciado pela ABRAMAN para aplicar exames de qualificação a candidatos nas diversas ocupações/modalidades de serviços especializados de manutenção.

Dispõe de infra-estrutura composta por uma secretaria administrativa e laboratório (s) para avaliação profissional (instalações físicas; documentação de gestão/operacionalização do PNQC; equipamentos, ferramentas, EPI, EPC, instrumentos de medição, materiais acessórios e outros).

Conheça os Centros de Exames de Qualificação

 

Quais são os requisitos para a Certificação/Qualificação?

Comissões Técnicas formadas por técnicos e especialistas de diversos setores da economia nacional, elaboram normas técnicas e as questões que nortearão os exames de qualificação. Dessa forma, a certificação com base nos requisitos adotados pelo PNQC aplica-se aos mais diversos segmentos industriais e de serviços.

 

Normas de Requisitos para Qualificação e Certificação elaboradas pela Abraman:

- PNQC-NR-P4.10-01
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de mecânico de manutenção;

- PNQC-NR-P4.10-02
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de caldeireiro de manutenção;

- PNQC-NR-P4.10-04
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de eletricista de manutenção;

- PNQC-NR-P4.10-08
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de instrumentista de manutenção;

- PNQC-NR-P4.10-09
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de caldeireiro montador;

- PNQC-NR-P4.10-10
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de inspetor de manutenção elétrica;

- PNQC-NR-P4.10-11
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de mecânico lubrificador;

- PNQC-NR-P4.10-12
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de inspetor de manutenção mecânica;

- PNQC-NR-P4.10-13
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de inspetor de manutenção em instrumentação;

- PNQC-NR-P4.10-14
  Norma de requisitos para qualificação e certificação de montador de andaimes.

 

Como os profissionais são avaliados?

Os candidatos à certificação são avaliados pelos CEQUAL através de exames escrito e prático. Aos candidatos que comprovem conhecimentos e habilidades mínimas, é conferida a certificação. Aos candidatos que não alcançarem esta condição, é oferecido um diagnóstico que lhes permitirá elaborar um programa de treinamento específico.

Fator de diferenciação no processo de certificação do PNQC, a entrevista pedagógica com o candidato tem o objetivo de indicar seus pontos fortes e suas necessidades de melhoria. Isto distingue o PNQC dos demais processos de certificação nacionais e internacionais. A empresa também recebe o diagnóstico do Profissional, um instrumento para o gestor identificar necessidades e planejar o desenvolvimento do seu pessoal.

 

Como são os documentos de Certificação/Qualificação?

Certificado de Qualificação Profissional

Documento que atesta a qualificação dos profissionais:

Certificado com o símbolo de acreditação do INMETRO

Documento entregue aos profissionais certificados, pela ABRAMAN, como Instrumentista de Manutenção nível "I":

Certificado sem o símbolo de acreditação do INMETRO

Documento entregue aos demais profissionais certificados pela Abraman:

 

Quais são as vantagens de possuir profissionais certificados em uma empresa?

Em relação ao Profissional, o PNQC significa reconhecimento formal da sua capacidade, diferenciando-o, valorizando-o e, em conseqüencia, abrindo-lhe as portas do mercado de trabalho.

As empresas prestadoras de serviços obtêm com o PNQC a melhoria do seu desempenho e a consolidação da sua posição no mercado, pela excelência dos seus profissionais. As empresas tomadoras de serviços obtêm, como retorno imediato, a perspectiva de um mercado prestador de serviços em nível adequado de qualidade e produtividade. Com isso, torna-se possível consolidar uma política de contratação que hoje representa uma tendência mundial. A médio prazo, obtém-se também a melhoria dos resultados, com uma sensível redução de custos.

Formar e desenvolver equipes é hoje a mais nobre responsabilidade dos gerentes. O PNQC dá uma importante contribuição nesse sentido.

Para mais informações entre em contato com:
Abraman - PNQC
Tel.: (21) 3231-7014 | (21) 3231-7012
E-mail: gerente.pnqc@abraman.org.br 
ou  ped.pnqc@abraman.org.br

ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos
Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 - Edifí­cio Orly - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20020 080 - Telefone: (55) (21) 3231 7000 - Fax: (55) (21) 3231 7002
Desenvolvido por: