Curso EAD AO VIVO

Terceirização de Serviços e Gestão de Contratos

Introdução

O curso Intensivo em TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS e GESTÃO DE CONTRATOS abrange as recentes alterações legislativas, os conceitos fundamentais e práticas necessárias para entender e aplicar o processo de Terceirização, em qualquer ambiente de negócio.

Objetivo

· Entender a importância da Terceirização como uma decisão estratégica para geração de valor nos mais diversos segmentos de negócio.

· Planejar contratações dos serviços, definir estratégias, inclusive quanto a potenciais riscos e especificações técnicas.

· Entender o processo de formação de preços, os Encargos Sociais, Impostos e Lucro, para uma correta orçamentação.

· Compreender o processo de recebimento de cotações/propostas e estratégias de negociação.

· Atuar de forma correta na gestão e fiscalização de Contratos, desde a assinatura do contrato até seu encerramento, resguardando assim os interesses da empresa e também de seus gestores.

· Elaborar Orçamentos e Cálculos dos Encargos Sociais para situações diversas, de forma prática e didática.

Público-alvo

Líderes, gestores, planejadores, técnicos, fiscais de contrato e demais profissionais, de empresas públicas e privadas, de qualquer ramo de atuação, que buscam conhecimento sobre o processo de Terceirização, desenvolvimento das competências necessárias para elaboração do planejamento das contratações e de uma correta gestão de contratos, seja da empresa prestadora ou da tomadora dos serviços.

Ementa

20hs de ensino

· Introdução: Histórico mundial; Trajetória Política no Brasil
· O que é Terceirização?
· Como evitar o chamado “vínculo empregatício”
· A Primeira lei do Procurement
· Estratégia: O que Terceirizar ? O que levar em consideração ?
· Como as empresas buscam se diferenciar ? Vantagem Competitiva
· Forças de um Mercado
· Relação desejada e indesejada com Fornecedores
· Tipos de Relação entre Cliente e Fornecedor
· Situação atual no Brasil / Resultados de uma Pesquisa Nacional
· Lei 13.429 de 2017 – Lei de Terceirização
· Lei 6.019 de 1974 – Regulamenta o Trabalho Temporário
· Lei 13.467 de 2017 – Reforma Trabalhista
· Lei no 13.303/16 – Lei das Estatais
· Lei 8.666/93 – Lei de Licitações
· Lei 14.133/2021 – Nova Lei de Licitações
· Visão geral de um Projeto e como o Processo Licitatório e/ou Processo de Gerenciamento de um Contrato pode ser assim tratado
· Fase 1: Planejamento da Contratação de Serviços
o Identificar a demanda /necessidade
o Provisão de recursos financeiros
o Objeto Contratual (meta a ser alcançada)
o Escopo Contratual (detalhamento do objeto)
o Elaborar o Instrumento Contratual
o Especificação Técnica / Serviços
o Estimativa de Preços / Orçamento
o Fórmulas de reajustamento
o Critérios para Seleção de Empresas
o Enquadramento (Licitação x Contratação Direta)

· Fase 2: Contratação dos Serviços
o Definir dispositivos legais e normativos aplicáveis
o Definir Modalidade e Tipo da Licitação
o Definir Instrumento Convocatório
o Definir Regime de Contratação
o Preparação e Divulgação do Edital / Convite
o Habilitação das Licitantes/Recebimento e abertura das propostas
o Classificação e julgamento das propostas (base orçamento e DPF)
o Negociação
o Formalização do Instrumento Contratual

· Fase 3: Gerenciamento e Fiscalização de Contratos de Serviços
o Funções dos Gerentes e Fiscais
o Preposto da Contratada
o Responsabilidades Subsidiária e Solidária
o Plano de Fiscalização
o Implantação do Contrato
o Multas
o Medição
o Avaliação de Desempenho
o Aditivos

· Fase 4: Encerramento de Contratos de Serviços
o Condições para encerramento
o Formas de encerramento
o Lições aprendidas
o Arquivamento
o Declaração de prestação de serviços

Instrutores

  • Ivan Antunes De Souza Junior

    Graduado em Engenharia Mecânica, MBA executivo em Finanças – IBMEC Business School e MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos - FGV – SP, Pós graduado em Engenharia de Petróleo (PETROBRAS), Análise de Sistemas (PUC-PR), Gestão da Qualidade e Produtividade (UFPR) e Direção de Empresas (PUC-PR / ISAD). Foi Diretor Regional e Diretor Presidente da ABRAMAN.Trabalhou por mais de 33 anos na PETROBRAS, com atuação nas áreas de Exploração e Produção de Petróleo e de Refino. Foi Gerente de Planejamento e Gestão Empresarial, de Engenharia e de Manutenção Industrial. Coordenador Geral de grandes paradas programadas para manutenção e investimentos e Coordenador de Engenharia da Implantação dos grandes projetos industriais de modernização e ampliação da Refinaria do Paraná. Atualmente é Professor em Cursos de Pós-graduação da UTFPR e Consultor de Empresas.


  • Ivan Luciano Mendes

    Graduado em Direito (PUC-PR) e MBA em Gestão Estratégica do Megaprocesso de Suprir Bens e Serviços – IAG Escola de Negócios (PUC/RJ). Atuou como – Chefe de Turno, Técnico de Operação e Gestão de Contratos (COSIPA) e fiscal, Gerente de Contratos e na Contratação de Serviço da PETROBRAS. Foi Professor da Universidade PETROBRAS na disciplina de Gerência e Fiscalização de Contratos. Atualmente é sócio na MENDES ADVOCACIA.


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