Integrantes do Comitê Internacional de Gestão de Ativos da ISO


O Rio de Janeiro foi sede do Primeiro Seminário Internacional de Gestão de Ativos (SIGA), que contou com o apoio da Vale. Organizado pela ABNT e pela ABRAMAN, o evento reuniu no Hotel Hilton, em Copacabana, profissionais e especialistas de diversos países, que promoveram o diálogo sobre a Gestão de Ativos em nível mundial. Foram cinco dias de trocas entre mais de 20 delegações vindas de todo o mundo e a comissão internacional da Organização Internacional para Normalização (ISO), que tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.


O seminário coincidiu com a reunião plenária do Comitê de Gestão de Ativos da ISO, o TC-251, onde foram aprovadas revisões das normas da certificação ISO 55000 - em linhas gerais, uma maneira de mostrar que a sua empresa preza pela conformidade com os requisitos legais, regulamentares e estatutários -, um dos temas mais pesquisados no mundo quando se fala de normatizações internacionais.


Francy Assis, Engenheira de Confiabilidade, é uma das integrantes do comitê e busca, ao lado do grupo, tornar a implantação da Gestão de Ativos compreensível e acessível a todos. Para ela, é essencial o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas, além da geração de valor em todos os outros processos da organização, implementando operações mais seguras e cada vez mais comprometida com o Meio Ambiente.

“Para mim foi motivo de muito orgulho poder representar a nossa empresa e poder representar também a Região Norte do país, em especial minha cidade natal, Coari, no estado do Amazonas. Cada conquista eu dedico à minha família e a região que nasci, e agradeço a Vale por sempre colocar as pessoas ao centro e acreditar em cada empregado dando a eles a oportunidade de poder mostrar a diversidade do nosso país”, afirma ela.



Da esquerda para a direita: John Hardwick (Diretor Executivo de Gestão de Ativos da New South Wale – Austrália e Escritor) – Integrante da TC-251 - Representante Austrália; João Ricardo Lafraia (Consultor, Escritor, Palestrante e Coordenador da CEE-251/ABNT) - Integrante da TC-251 - Representante Brasil; João Luiz Turchetti Lara Resende (Diretor de Planejamento, Governança e Processos de Gestão de Ativos Vale); Marcela Scalco (Diretora Presidente da Abraman; Francy Gleicy Assis Guimarães (Engenheira de Confiabilidade – PCM de Usinas Itabira Vale) - Integrante da TC-251 - Representante Brasil; Dave Daines (Diretor do WPiAM, Consultor e Profissional de Gestão de Ativos) - Integrante da TC-251 - Representante Austrália; Martin Kerr (Diretor de Gestão de Ativos da Structured Change, Consultor e Representante do AM Council na TC-251, Integrante da TC-251 - Representante Austrália; Thomas Goodyer (Diretor de Gestão de Ativos da WPS Inglaterra e Presidente do Comitê Técnico de Gestão de Ativos da ISO, Presidente Global da ISO para o TC-251 vigência 2024 a 2030


O intercâmbio de experiências agregou aprendizado e excelente oportunidade para que o Brasil possa ressaltar sua capacidade de contribuir mundialmente com a Gestão de Ativos.


“Acredito que a motivação de uma organização para utilizar a série de normas da ABNT/ISO 55.000 é o fato de ela ser o direcionador eficaz da Gestão de Ativos, na qual a abordagem disciplinada é muito útil, promovendo o entendimento comum, a integração e alinhamento das informações para se chegar ao propósito e poder melhorar continuamente”, afirma a engenheira.